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Principais atribuições de uma administradora de condomínios

Você sabe quais são as funções de uma administradora de condomínios? Neste post, vamos explicar melhor as principais atribuições e apontar as diferenças com as funções do síndico.

Uma administradora eficiente deve apresentar um pacote completo de soluções para condomínios, incluindo a gestão administrativa e financeira, a gestão de recursos humanos, o auxílio com a manutenção predial, bem como suporte e informações técnicas para tomada de decisão de síndicos, conselho e condôminos.

Os principais serviços prestados por uma administradora de condomínios são:

  • Organização e arquivo de documentos obrigatórios
  • Suporte para a realização de assembleias
  • Diligências junto às concessionárias
  • Emissão de boletos de taxa condominial
  • Controle de pagamentos e recebimentos
  • Cotações e compras
  • Elaboração de balancetes e prestação de contas
  • Elaboração de folha de pagamento e recolhimento de encargos sociais
  • Controle de contratos de manutenção
  • Adequações para cumprimento da legislação vigente

Além desses serviços, é importante considerar fatores como os diferenciais que a administradora tem a oferecer a seus clientes, assim como os valores da empresa.

Uma administração moderna e automatizada, por exemplo, além de otimizar o tempo de gestão, contribui também para uma comunicação mais eficiente.

Segundo o “pai da administração moderna”, Peter Drucker, 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação. De fato, é importante analisar se a administradora conta com multicanais de comunicação, além dos convencionais.

Quais perguntas auxiliam nesse processo de escolha de uma administradora?

A administradora conta com um website com acesso restrito à área do condômino e um aplicativo com funcionalidades que facilitem a comunicação nas relações condominiais?

A administradora realiza um atendimento realmente personalizado ou é massificado?

A administradora se empenha em auxiliar na redução de custos do condomínio, ao fazer as cotações solicitadas?

A administradora estimula a gestão participativa, mediante a parceria entre a empresa, o síndico e os condôminos?

A administradora está em constante atualização, sempre atenta às últimas soluções para otimizar o dia a dia de seus clientes?

A administradora auxilia na implantação de medidas de sustentabilidade?

Enfim, a escolha da gestora condominial não é fácil e exige a análise de uma série de critérios.

Vimos as funções da administradora, mas quais seriam as atribuições do síndico?

De acordo com o artigo 1.348, do Código Civil, compete ao síndico:

  • Convocar a assembleia do condomínio;
  • Representar o condomínio, ativa e passivamente;
  • Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as decisões assembleares
  • Realizar o seguro da edificação
  • Prestar contas à assembleia, anualmente ou quando exigidas
  • Cobrar as contribuições dos condôminos, bem como impor e cobrar as multas devidas
  • Elaborar orçamento anual do condomínio
  • Zelar pela manutenção predial

A UPTOWN Imóveis preza pela gestão personalizada, de acordo com o perfil e as necessidades de cada condomínio. Temos como meta oferecer sempre o que há de mais atual em administração condominial, contribuindo para a valorização do patrimônio administrado. Entre em contato conosco e solicite uma proposta!

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